ALTINÓPOLIS – Cidade Natureza!

Autor: Nenhum comentário Compartilhe:

 

Altinópolis

Aniversáro – 09 de março

Fundação – 09 de março de 1919

Gentílico altinopolense

Prefeit   Marco Ernani Hissa Luiz (2009-2012)

Altinópolis é um municipio brasileiro do estado de São Paulo.

Sua população segundo dados IBGE/ 2009 é de 15.554 habitantes.

História

O que já foi o Distrito “Mato Grosso de Batatais”, um plebiscito definiu seu nome para Altinópolis, em homenagem ao ex-Governador Altino Arantes. O município teve início com a vinda de imigrantes para a lavoura da região e, como não podia deixar de ser para a época, uma Estação de Trem surgiu em 1909 para perpetuar o lugar. A linha férrea até Rib. Preto hoje está infelizmente abandonada. Mas, a referida Estação, ainda bem conservada, era a que ficava no ponto mais elevado do trecho que ia até Minas Gerais. Aliás, do mirante do Morro do Parque Municipal, a 1.200m de altitude, você tem uma visão de 360º e pode avistar 16 municípios ao seu redor.

Turismo

Em Altinópolis cinco rios nos dão 35 quedas d’água. São cachoeiras e cascatas para todos os gostos. E uma delas tem 72 metros de altura. Oito grutas devidamente catalogadas fazem parte do seu roteiro turístico, destacando-se a Gruta do Itambé, que oferece uma fachada de 28 metros de altura e uns 350 metros de galerias. A Secretaria do Turismo dá aos visitantes suporte de informações necessárias e, o estande do município fez sucesso no último Salão São Paulo de Turismo. Mas o deleite para os olhos são as obras de Vaccarini.

Museu

O município de Altinópolis possui um dos três únicos museus a céu aberto de todo o mundo, isto é, em Altinópolis estão espalhadas as belas esculturas do mestre Bassano Vaccarini. Ele nasceu na Itália (Milão) e chegou ao Brasil após a Segunda Guerra Mundial, escolhendo Altinópolis como seu grande atelier.

Além de professor de Artes Plásticas da FAU-USP (em São Paulo) e Unaerp (em Ribeirão Preto, onde morou), ele foi figurinista, cenógrafo, diretor do Teatro Brasileiro de Comédia, pintor e escultor notável.

Hidrografia

Rodovias

Administração

Ademir Feliciano

 

Artigo Anterior

LEGISLAÇÃO

Próximo Artigo

Bassano Vaccarini

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *