II Bienal de Psicanálise e Cultura de Ribeirão Preto acontece em maio

Autor: Nenhum comentário Compartilhe:

II Bienal de Psicanálise e Cultura de Ribeirão Preto acontece em maio

A II Bienal de Psicanálise e Cultura de Ribeirão Preto acontece de 13 a 16 de maio com o tema “Paixão e… Paixões! – viagens às nascentes dos sentidos”. As inscrições já estão abertas.

Mais de 500 pessoas compareceram a edição anterior, em 2008. E o sucesso deste ano está garantido pela abrangência de áreas envolvidas. A Bienal discutirá diversos aspectos da paixão e não-paixão tais como amizade, conhecimento, anti-conhecimento, ciúme, inveja, vingança, trabalho, artes, futebol e amor. Psicanalistas, historiadores, artistas plásticos, músicos, bailarinos, compositores, empresários, educadores, atores e escritores estão entre os convidados que participarão de mesas de debates e promoverão cursos.

A presença de Beatriz Segall e José Miguel Wisnik estão entre as mais cobiçadas. Ela, atriz já consagrada nacionalmente, e ele, músico de primeira linha do país, afirmam a diversidade de áreas envolvidas no evento para além dos profissionais da saúde mental.

 

Programação:

Dia 13 – A abertura no Theatro Pedro II

Presença da mezzo soprano paulistana Regina Elena Mesquita e o pianista Marco Antônio Bernardo, que apresentarão trechos de óperas que versam sobre as paixões, como “Carmem”, “Sansão e Dalila”, e populares como Piaf, entre outras peças.

Dia 14 e 15 – Presença de especialistas, dentre eles Luis Tenório Oliveira Lima (psicanalista), Décio Cassiani Altimari (biólogo), Marlene Soares dos Santos (educadora) e a psicanalista argentina Sonia Abadi. Luiza Trajano Donato (empresária), Bernardo Tanis (psicanalista), Beatriz Segall (atriz) e José Miguel Wisnik (músico).

Dia 16 – Conferência de encerramento proferida pela consagrada poeta e ensaísta de Buenos Aires, Ivonne Bordelois.

***O encontro trará ainda exposições permanentes e apresentações culturais durante todos os dias: exposição de artes plásticas com artistas consagrados da região, exposição documental sobre a história da Psicanálise no Brasil, apresentação de vídeos com cenas antológicas do cinema, apresentações de artes cênicas, de dança e projeções de entrevistas interativas com as idéias originais suscitadas no público presente nas palestras. Dentro do espaço cênico que será montado para ilustrar a paixão nacional pelo futebol, um típico “boteco”, haverá uma apresentação musical da Ópera do Malandro de autoria de Chico Buarque de Holanda, pelo Coral Minaz.

A atriz Beatriz Segall, além da participação em mesa redonda, apresentará um monólogo intitulado “A Senhora das Cartas”.

Serviço:

Local: Centro de Convenções de Ribeirão Preto, Rua Bernardino de Campos, 999. Centro.

Dia: de 13 a 16 de maio de 2010.

As inscrições já estão abertas.

Maiores informações: www.sbprp.org.br/bienal e www.twitter.com/bienalpsi

Realização da Sociedade Brasileira de Psicanálise de Ribeirão Preto (SBPRP), com apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto.

 

Artigo Anterior

Coletor de lixo vai a Câmara Municipal e protesta contra péssimas condições de trabalho!

Próximo Artigo

Informações sobre o Projeto Incubadora de Empregos de Altinópolis e do Prédio do Ex-Salão Paroquial!

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *