Porque este ou aquele candidato escolheu estar no partido que está?

Autor: Nenhum comentário Compartilhe:

Ranking da corrupção por partido

Movimento de combate à corrupção listou partidos com maior número de parlamentares cassados por corrupção”.

A lista foi feita com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral. O DEM aparece no topo, com 69 cassações. Confira o quadrante”!

Em momentos de crise política a que vive o Brasil, em período de eleições municipais, relevante se faz perguntar: por que os candidatos escolhem este ou aquele partido para disputar um pleito eleitoral?

Muitos, realmente, escolhem por escolher. Não se dão ao trabalho que analisar com critério, qual a linha de conduta da legenda que escolheu em esfera maior, lá em cima, seja federal ou estadual. É ali que está o comando partidário. É dali que saem as normas estatutárias, é dali que se comanda as bases todas, e é ali, que muitas vezes, os lobos se camuflam.

Existem aqueles também, que escolhem suas siglas partidárias, cientes do que elas representam. Muitos têm consciência de tratar-se de partidos dos mais corruptos do Brasil, mas mesmo assim, optam por estarem neles. Assemelham-se? Talvez!

Neste sentido, com intuito de informar ao eleitor sobre quem é quem e o que eles fizeram e fazem na política nacional, movimentos anticorrupção esmeram-se na divulgação de informações substanciosas e oficiais para que você eleitor, não desassocie o candidato de sua legenda partidária. Isto, por mais irrelevante que possa parecer, na verdade tem relevância fundamental na escolha de seu representante. Claro que se faz necessário pugnar que existem membros probos em partidos corruptos, tal qual, partidos probos com alguns membros corruptos, mas neste segundo caso, sendo o partido probo, o membro corrupto com certeza não se criará. Será expulso. Casos não faltam na literatura política brasileira.

Tragamos, por exemplo, fatos semelhantes para o pequeno município de Altinópolis no interior de São Paulo, onde PMDB e PSDB tem tido o comando da cidade por anos a fio. No quadrante que postamos acima, verifica-se serem os dois partidos, “lideres” no ranking de corrupção no Brasil. Com os resultados catastróficos obtidos por Altinópolis nos últimos longos anos de governo, não há como dissociar político de partido. Haja vista que quando citados os políticos, entre parênteses, vem acoplada sua sigla partidária. Uma coisa está sim, na maioria das vezes, ligada a outra. Como corda e caçamba.

Se eu sei que meu partido político é um dos mais corruptos do País, porque eu não saio de lá? Interessante não? Faz-se na maioria das vezes, principalmente agora com o desfecho do impeachment da Presidente Dilma, os maiores ataques a seu partido político, (com razão), mas esquecem de citar, ou não o fazem por conveniência e/ou conivência, os seus próprios partidos, em alguns casos, como os do “DEM” e “PP”, com mais políticos cassados por corrupção que o “PT” de Dilma. (confira no quadrante) Incoerente não?

Há que se analisar além do histórico do candidato e seus projetos, também a sigla a que ele pertence. Não há como conceber, (salvo raras exceções que carecem ser exaltadas), político bom em partido ruim. Fica um tanto quanto antagônico, incompatível, oposto! Um político bom, honesto, comprometido com o cidadão, sairá do partido, assim que constatadas forem, corrupções na sua legenda, sem a expulsão dos corruptos. Um partido corrupto, em alguns casos expostos no quadrante, quase que em sua totalidade, denigre por demais a imagem de quem seja HONESTO! Porque alguns, ou a maioria permanece mesmo assim? Creio não seja preciso responder! Há que se ter muita coragem para disputar uma eleição por uma sigla partidária suja. Ou…….

Perca um tempinho; de uma pesquisada no Google. Procure as varias listas de partidos mais corruptos do Brasil, protagonizadas por parlamentares que você ajudou a eleger. Você, muitas vezes, da o seu voto ao candidato por “fidelidade” ao seu partido, mas, e ele; foi fiel ao seu voto? E você, tem acompanhado seu partido nos últimos anos? Faça isso e você com certeza fará melhores escolhas. O Brasil só está infectado de Ladrões do erário na política, por causa do voto que você, por inconsciência, crença demasiada ou desleixo, proporciona a cada um deles.

A hora é mudança total e absoluta na sua visão? Então, à hora de mudar é agora! 02/10/2016. Eleições Municipais. Prefeito e vereadores serão escolhidos por você, por mim, por todos nós. Vamos dar um basta aos partidos corruptos?

 

Ademir Feliciano.       

 

 

Artigo Anterior

Ex-prefeito de Santo Antônio da Alegria exonera-se de cargo público para disputar eleições, mas, deixa a filha em seu lugar!

Próximo Artigo

Corrutelas (parte 1) – Heitor Mazzoco

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *