Santa Cruz da Esperança é destaque no Índice Paulista de Responsabilidade Social.

Autor: Nenhum comentário Compartilhe:

IPRS – Índice Paulista de Responsabilidade Social

Criado à semelhança do Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, o IPRS – Índice Paulista de Responsabilidade Social objetiva ser um instrumento para melhorar a qualidade de vida do povo paulista, na medida em que busca facilitar uma identificação mais ágil das necessárias políticas públicas a serem implementadas nos municípios paulistas, tendo, a exemplo do IDH, o ser humano sempre no centro do processo de seu desenvolvimento.

O IPRS (Índice Paulista de Responsabilidade Social) foi apresentado no final do mês de outubro na Câmara Municipal de Ribeirão Preto pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Cauê Macris (PSDB). Divulgado de dois em dois anos e elaborado pela Fundação Seade, o estudo refere-se à situação dos municípios em 2014.

O destaque positivo ficou por conta da cidade de Santa Cruz da Esperança, que no quesito educação (o mais importante entre tantos), deu um salto na pontuação que vai de 0 a 100 (zero a cem), e subiu de 46 pontos em 2012, para 71 pontos em 2014.

O prefeito santa-cruzense, Dimar de Brito (PSDB) que participou do encontro na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, justificou a ascensão do município. Segundo Brito, as frequentes oficinas de matemática e português para os alunos da rede, além da valorização de professores e profissionais da educação, somados a implantação de atividades extracurriculares no período oposto ao das aulas, foram fatores preponderantes para este memorável resultado.

Dimar destacou também, que em sua visão, quatro horas de ensino dia, é pouco.  “Se a escola não for em período integral, a administração tem que oferecer  o segundo período de atividade” Completou o prefeito.

Lembramos que Santa Cruz da Esperança é pioneira na implantação de atividades esportivas e culturais no complemento do sistema educacional, e não faz muito tempo, o município conquistou a maior nota dentre as redes públicas- nas disciplinas- Português e Matemática- para alunos do primeiro ao quinto ano.

Os setenta e um pontos (71) alcançados por Santa Cruz da Esperança no IPRS – Índice Paulista de Responsabilidade Social, além de classificá-la como o melhor índice de educação de toda região de Ribeirão Preto, a coloca também, entre as cidades com melhores pontuações em educação no estado de São Paulo.

Um feito que merece ser aplaudido de pé.

– Nós do Altiaqui, que acompanhamos a gestão “Dimar de Brito” desde seu início lá em 2013, por quase todas as edições de nosso jornal impresso, raros não foram os destaques dados a educação. Fosse às gincanas de férias para ocupar de forma didática o tempo ocioso dos alunos, fosse os projetos como o “Bom de nota – Bom de Bola”, todos os fóruns de educação com a participação de grandes educadores em palestras, curso de formação para professoras, cultura através do teatro de tábua, álbum de figurinhas com o sugestivo nome “Nossas Estrelas”, concurso literário estudantil, dentre tantos outros acontecimentos visando sempre uma melhor educação. Isso me remeteu a um momento que resgato aqui e agora! Em novembro de 2013, na edição impressa daquele mês, uma das matérias tinha como título “Santa Cruz quer ser Polo Regional de Educação”. E o prefeito, está conseguindo!

 

Prefeito Dimar de Brito – “Um perseguidor de idéias para realização de sonhos”.

PARABÉNS Santa Cruz da Esperança!

Ademir Feliciano.

 

Artigo Anterior

“Chegou a hora de essa gente bronzeada mostrar seu valor”!

Próximo Artigo

Pavimentação asfáltica de importante Avenida dos bairros- Figueiredo Walter e Ulysses Guimarães.

Confira também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *